"Já choramos muito, muitos se perderam no caminho. Mesmo assim, não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer sol de primavera... Quando entrar setembro..." (Beto Guedes)

domingo, 4 de outubro de 2015

11 dicas para ser menos afobado em um relacionamento

Por Frederico Mattos

Já escrevi sobre como caras bonzinhos perdem o timing [veja aqui], exageram nas demonstrações pessoais de afeto e acabam afugentando as mulheres. Várias pessoas um pouco tímidas me pediram para ajudá-las a encontrar esse tal timing. Então vamos lá:
Não adianta ficar perturbado, vai com calma!
1 – Tenha o que fazer: para encontrar o timing certo, você precisa ter vida própria e individual, na qual o relacionamento amoroso não apague seus gostos e rotinas demasiadamente. Se faz aula de dança de salão, siga fazendo, se gosta de jogar futebol de quinta-feira à noite, persista no hábito. Para não se transformar numa ovelha de presépio, você precisa de atividades suas que tragam brilho no olho.
2 – Aprenda a contar uma piada: para contar piada você tem que ordenar os fatos de tal modo que a expectativa final venha com um desfecho surpreendente ou tosco que crie relaxamento. Se é incapaz de contar uma história com começo, meio e fim é porque você tem uma mente de ejaculação precoce e vai se atropelar na interação com outras pessoas. Tudo tem seu tempo. Saiba se divertir também.
3 – Tenha tato: sabe quando fica o climão e você sabe que deve calar a boca? Pois é, no relacionamento existe um tônus de tensão/relaxamento que se manifesta por conta das mudanças de clima e humor. Se você está muito centrado em sua necessidade de agradar, provavelmente age como um sem noção e não percebe a hora de avançar ou recuar. Comece a observar nas conversar o ritmo delas e note como encerrar ou começar um assunto.
4 – Tenha uma vida significativa: se você quer sair correndo de sua casa, não convida ninguém para visitá-la. Portanto, se você se detesta e critica tudo o que faz, não ache que o outro vá querer te tirar do abismo. Se quer se dar de presente para alguém, conserte um pouco sua cabeça, seja mais agradável, evite comportamentos destrutivos e ofereça algo de qualidade.
5 – Saiba entender os contrastes: a saudade só surge na ausência, o toque só existe no vazio, a palavra no silêncio. Então, saiba que sua presença constante não é necessariamente a melhor coisa que você tem a oferecer.
6 – Tenha prioridades: se não estabelecer o que é importante para você, pode ter certeza que alguém o fará. No relacionamento é muito fácil delegar nossas escolhas para a pessoa amada, mas até ela precisa saber que tem um lugar na nossa vida que não é único ou insubstituível. Saiba o que você quer da vida e lute por isso; essa postura o fortalecerá para uma vida mais firme e ativa frente ao mundo.
7 – Aprenda a relaxar: tem gente que não consegue respirar direito que se engasga bebendo água, parece criança ansiosa pelo doce. Vamos combinar, isso é broxante. Bom mesmo é conviver com alguém que está tão tranquilo que parece ter todo o resto da vida pela frente. A postura é relaxada, a fisionomia, branda e o sorriso sai leve. Fazer cara de quem correu uma maratona na chuva todo dia ao acordar não é sexy. Aprenda a respirar e distensionar seus músculos. É tudo questão de treino.
8 – Diversificar interesses: o relacionamento é uma das coisas importantes na vida de uma pessoa. Dedicação exclusiva para o relacionamento, porém, pode ser um alerta de problema emocional grave de quem está tão ansioso que não tem vida própria e quer morrer se não for correspondido. Tenha hobbies, amigos, atividades extra-relacionamento que tragam um ar refrescante para sua vida e resultem em boas conversas.
9 – Saiba desagradar: pare de mimar as pessoas que você ama. Elas podem esperar como qualquer pessoa nesse mundo. Saber dizer não para alguém é um favor que se faz para o outro, para aprender que não é o centro do Terra, que tem regras e não é o berçário particular de suas vontades urgentes.
10 – Entre em fluxo: quando você está completamente à vontade consigo, parece que existe um entrosamento natural entre você, os outros, sua vida e a realidade e é como se não existisse a necessidade de racionalizar a vida. Depois de treinar uma habilidade, ela passa a ser sua e você não precisa mais de manual. Aliás, treine o que está nessa lista e a jogue fora quando estiver afiado.
11 – Seja limpo e sem jogos: se você achou que tudo isso é parte de um joguinho, não entendeu nada do que escrevi. Cada coisa deve vir com naturalidade e sem cálculos ansiosos e milimetrados do que fazer. Tire as segundas intenções das ações, afinal o que você quer é ser e fazer feliz.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...