"Já choramos muito, muitos se perderam no caminho. Mesmo assim, não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer sol de primavera... Quando entrar setembro..." (Beto Guedes)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Desescolarização: precisamos MESMO das escolas?



Lugar de Criança é na Escola! Sera?

Rápido Você Conhece Esse garoto?

Karpar Hauser foi hum garoto com Uma história curiosa Bem. Reza a lenda Que Passou ELE OS Primeiros Anos de SUA vida aprisionado em Uma cela Escura, alimentado APENAS POR Pão e Água. Nesse Primeiro Período, ELE NÃO tinha Contato Nenhum com QUALQUÉR Pessoa e, Menos AINDA, COM TODO O Mundo Que cercava como paredes Que o prendiam.
Num Determinado momento, o garoto foi solto e, Pelos Anos de Reclusão Forcada, conheceu O Mundo sem Nenhum tipo de Conhecimento. Sem Experiência de vida e sem possuir Ao Menos Uma Língua Pará Poder se Comunicar, o garoto Aprendeu SUAS Primeiras Palavras e, posteriormente, começou a Falar, Assim Como Uma Criança Que comeca a viver.
Sua Aparição se deu em Nuremberg, na Alemanha, supostamente com 15 Anos de Idade, com Uma carta endereçada Ao capitão da Cidade, Pedindo Para Ser hum cavaleiro, Como Seu pai. Mais à frente, Kaspar se Mostra uma pessoa muito inteligente, com Excelentes aptidões música para, tricô e jardinagem.
Mas ISSO NÃO impediu Que o garoto fosse Tido Como Estranho e selvagem, Tudo Pelo simples Fato de Nao Conseguir entendre e Participar das Convenções Sociais da Época (Sua Aparição em Nuremberg Aconteceu em 1828). Havia, na Época, RELATOS DE Que ELE séria Membro da nobreza Alemã. Kaspar tinha talento, um suposto sangue nobre, mas nada Disso o ajudou a Superar ano de Isolamento.

Escolas VEM nos Mais Variados Tamanhos e Formatos. Rápido Você PODE ter frequentado Uma tradicional Instituição, humanista, Democrática UO construtivista. Uma escola de rico Ou de pobre. PoDE ter Adorado UO detestado - se rápido Você tem Filhos, OU QUANDO OS figado, gostaria that estudassem na MESMA escola? Não É Disso, porem - fazer que Faz Uma escola boa UO Ruim - Que Trata este texto.
POUCO INTERESSA, Nesse contexto, comparar como Diferentes Abordagens Pedagógicas - e sim hum Fundamento Tão Central do Atual Modelo de Educação, Quanto raramente colocado Em Questão: a Própria existencia de escolas.
Precisamos MESMO delas?
A Tarefa da Educação
Escola e Educação São Coisas Diferentes. Como Gerações Mais Novas São recebidas cabelo povo Que Já está por ai Há Mais Tempo e E Nossa Tarefa apresentar-lhes a vida eo Mundo, PROCURAR oferecer Uma boa ideia de como Coisas Como funcionam e fazer Que Esperar das Manhãs de domingo.
Afinal, Não nascemos Humanos. Dependemos de Ambientes Humanos, das Relações Sociais e dos Vínculos afetivos culturalmente Organizados Pará nsa humanizarmos. Sem ISSO, somos Kaspar Hauser . O Processo de Formação de integrante hum Ser Humano, em SUAS variadas Dimensões, ISSO e Educação.
A Invenção da Escola
Sendo ESSA uma Tarefa maior, em contrapartida, a Escola surgir Como Estratégia. Só Muito recentemente na História da Civilização, inclusive, o Processo de ensino-aprendizagem Passa a Contar com hum lugar Específico Pará ISSO - Uma Instituição fechada, Cujo Objetivo E Manter Os Jovens Exclusivamente Dedicados AOS ESTUDOS. Ao Longo da Maior Parte da História, como PESSOAS aprendiam como Coisas da Vida na Própria vida, no "Mundão", Onde Coisas como aconteciam e ENTRE COMO PESSOAS Que faziam como Coisas acontecerem.
Disse o Mario Sergio Cortella (provavelmente inspirado em Foucault ):
Há Lugares Que Tem Portas Pará como PESSOAS NAO entrarem - cinemas OS Como, Teatros e estádios de futebol; e há Lugares Que Tem porta Pará como PESSOAS NÃO Sairem: como como penitenciárias, OS hospícios e como escolas.
Se a Educação e eA "O Que devemos Aprender" Escola E o "como devemos Aprender", apresento hum Argumento central: Trata-se de Uma péssima Estratégia Pará a Educação Tirar PESSOAS fazer lugar Exato Que deveriam Aprender (O Mundo) e Colocasia los num ambiente distente, virtual (a escola). Examinemos uma lógica fundamentais do Sistema.



  • Retiramos as Crianças e Jovens do Mundo Para Que possam Estudar ... O Mundo?



  • Privamos NOSSOS Filhos da vida Cotidiana Como forma de prepara-los para ... a vida?
ISSO Igual a treinar hum nadador PROCURANDO mante-lo afastado da piscina.

Dificuldades inerentes
A escolarizada Educação, portanto, embaralha Meios e barbatanas. ISSO Não É Dizer Que Não Há boas escolas. O Problema E a lógica da Coisa.
AINDA Que Haja boas escolas, ELAS NÃO PODEM se livrar Desta Contradição de base e acabam tendão de lidar com Dificuldades geradas cabelo Proprio Sistema.
Por Exemplo: as Crianças estao Sendo entupidas de Remédios Porque NÃO param quietas . O Que deveríamos nsa perguntar: sera que, parágrafo O Bem delas, ELAS deveriam MESMO Aprender a Ficar quietas POR horas a FIO, Dias, Semanas, meses, anos, encerradas em salas de aulas PROCURANDO absorver Uma infinidade de Conteúdos that los Geral NÃO fazem SENTIDO (POR POUCO Terem a ver com o SUA Realidade Imediata e POR NÃO Terem Muita Utilidade) - enquanto a vida Acontece Lá Fora?ISSO e Sinal de saúde?
Sendo a Educação hum Fenômeno Mais Amplo, entendemos a escolarização Como a institucionalização, a EA burocratização massificação dos Processos Vitais Ligados À Descoberta do Mundo. E Pegar Alguma Coisa viva, fluida e pulsante e encaixotá-la.
À semelhança de Mosteiros e Laboratórios, como salas de aula São criadas Pará Serem Ambientes assepticos, Planejados Para Manter OS Alunos CONCENTRADOS, livres de distração. Mas este E APENAS UM jeito de se Pensar a Educação - e hum jeito Bem ruinzinho, inclusive. PODEMOS Inventar Otras Maneiras.
Derrubando OS muros
O Que Acontece se abrirmos OS Portões, se derrubarmos OS muros? A sala de aula SERA O Mundo. A Cidade, a Comunidade e como Redes (Físicas UO Digitais) Serao uma escola. Ao inves de hum Caminho Único Para Todos, Cada Pessoa poderá Tomar uma vida NAS Próprias Mãos e Empreender SUA Formação nenhuma proprio ritmo, impulsionada fundamentalmente POR SEUS Interesses e inclinações. Para Que POSSA escrever e viver a Própria Vida, e NÃO uma vida Que Alguém planejou Pará ELA.

Transformar a Educação num Processo Mecânico e Um baita tiro no pé
Utopia? Vejamos:
Cidade-escola
Nunca Antes Contamos com Tantos Recursos Pará viabilizar Esse Modelo Descentralizado de Educação. Uma Cidade Como São Paulo, Por Exemplo, oferece Oportunidades de Aprendizagem extraordinarias. E o mote de hum Trabalho Como o Catraca Livre : o local publica, um dia Cada, Uma Relação de Serviços oferecidos gratuitamente UO um Preços populares. Cursos e Palestras, Exposições, cinema, teatro, shows, Mostras, performances, intervenções urbanas. Tudo de graça UO baratinho.
Sistema Municipal de Bibliotecas , outro Exemplo, Conta com Uma rica Programação cultural. De graça. Participei de Uma oficina de Escrita Criativa e de Duas de Contação de Histórias e Gostei bastante. Descobri, Numa delas, a Biblioteca de São Paulo , construida Sobre as Ruínas doCarandiru - das UMA Bibliotecas Mais bacanas that Já vi. Em cerca de 5 Minutos, fiz Minha carteirinha e obtive Acesso ao acervo de Livros, filmes, áudio-Livros e Computadores com Conexão Wi-fi.
Rápido Você Sabia, Exemplo POR, that EXISTE Uma Universidade Aberta no Parque Ibirapuera? A UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio-Ambiente e da Cultura de Paz) POR ópera Meio de Uma Rede de Parcerias Para oferecer oficinas, Vivências e Cursos Ligados à Educação socioambiental.Imagino que sim, Estudar no Ibirapuera!
PODEMOS Incluir na Lista OS Centros Culturais do Itaú , faça o Banco do Brasil , o Masp , o MAM , a Fiesp , OS SESCs é Sua maravilhosa infra-estrutura e Programação. Só Para Ficar nsa Mais conhecidos.
Contrastes
Retomando e reforçando: E de se convencer Que o Modelo Atual de Educação (Que foi concebido Ao Longo de hum Período histórico de characteristics radicalmente distintas) Entrou em colapso. Os Sinais provenientes dos Ambientes Escolares São inequívocos: Sofrimento, adoecimento, licenças psiquiátricas dos educadores, o bullying, explosões de Violência, Transtornos inventados e medicação em larga escala.
Link do YouTube | Porra, PODE Falar fazer clichê that para, mas Esse vídeo se Faz Muito pertinente nessa Exata Parte do texto
Se, todavia, como PESSOAS NAS escolas estao literalmente enlouquecendo Pela Falta de sentido fazer Sistema, O Mundo fóruns das escolas Nunca foi Tão rico em Oportunidades de aprendizagem.
Internet-escola
Além dos Recursos Físicos, TALVEZ SEJA o Mais Impressionante o potencial de Desenvolvimento e de Transformação Pessoal Disponível uma Quem tenha Acesso à internet.
Não É exagero AFIRMAR a Quantidade e Qualidade dos materiais à disposição online.
São Cursos livres, Universidades Abertas, Documentários e Filmes de ficção, Livros Digitais, enciclopédias, Mapas e Documentos Históricos, Aulas e demonstrações, FOTOS, Músicas, Além das Interações em Redes Sociais, Os Processos colaborativos eA Emergência de inteligências Coletivas. Enfim, Não É exagerado AFIRMAR Que, Quem possui Acesso a banda larga, JA dispoe de hum de volume de Conteúdo de Alta Qualidade, boa Parte DELE gratuito incluído, em Quantidade Maior do Que Será Capaz de esgotar Ate O da vida final, AINDA Que disponha de Bastante ritmo Só Para ISSO. Sem Contar O Que vai Sendo acrescentado à Rede a dia Cada.
E Um Desperdício Manter Crianças e adolescentes confinados when poderiam usufruir fazer that uma Rede oferecem Cidade ea. Como PESSOAS nao tem ritmo de Explorar a Própria Cidade, uo o universo inesgotável da Rede Mundial de Computadores, Porque precisam Estudar Para a Próxima prova, Terminar A Lição de casa OU responder à Chamada em Algum Lugar.
Em contrapartida, aí estao a Wikipedia , o MIT Open Course Ware , o TED(EO Recente TED Ed ), a Academia Khan OE Portal V-educa (para citar APENAS Alguns). São reservatórios de Experiências de Crescimento e aprendizagem Impossíveis de Serem exploradas nsa Limites estreitos das salas de aula, em Grupos Que precisam funcionar de Modo homogéneo, conduzidos POR Professores sobrecarregados e desestimulados. Ficar na escola E Perda de ritmo  e as Crianças (e especialmente OS adolescentes) TEM Consciência Cada Vez Mais Disso aguda.
De Volta ao Mundo
POR QUE NÃO Deixa-los assumir a Responsabilidade de escolher guiarem-se cabelo Coração? Ao inves de (pré) julgá-los incapazes, Não Será Possível sonhar hum Modelo singularizado, desinstitucionalizado, Aberto e Flexível, usando OS Recursos Que a Sociedade Já oferece, reorganizando inclusive, parágrafo recebê-los, OS CRP de Trabalho, Produção e Prestação de Serviços?
Link do YouTube | "Estamos produzindo indivíduos desprovidos de Criatividade". E ISSO Já e Dito com POUCO Mais de Minutos CINCO
A Educação NÃO Precisa Acontecer em Um Mundo à parte.
Precisamos Gerar condições adequadas Pará Acolher as Crianças e Adolescentes - os Aprendizes - nsa NOSSOS ambientes, Ao inves de retirá-los do cotidiano e congelá-los em Estado de PREPARACAO Pará hum futuro hipotético. Parte essencial das condições Necessárias Para libertar como PESSOAS da escolarização envolverão a Transformação do lugar e da Função do educador (a).
Um novo Profissional: o educador curador
Em hum Modelo Aberto, de agente do Sistema, Dedicado a Reprodução do status quo, o Profissional da Educação Passa à funcao criativa de mentor, curador UO Inspirador de Processos de amadurecimento e Formação. Uma vez Que, nos dias de Hoje, o Problema Deixa de Ser o Acesso ao sabre e Passa a Ser o Excesso de opções, uma funcao do educador (UO da educadora) desenvolva de, fundamentalmente, como Habilidades:



  • De Parteira : Ajudar o aprendiz um ENTRAR em Contato com o SUAS inclinações (com Coração Seu, com SUA Verdade, com o SUA interioridade), apropriando-se de SEUS anseios, Conflitos e contradições. Dar nascimento à individualidade.



  • De Guia de Viagem : apontar como Trilhas acidentadas, OS terrenos escorregadios e Os becos sem saída e selecionar, dentre o vasto oceano de Possibilidades, Direções favoráveis ​​Pará uma Realização de Seu potencial Único e de SUAS aspirações Mais Profundas.
O educador (a) companheiro de jornada, portanto, must estabelecer com o aprendiz Uma Relação Mais Proxima, Autêntica e Pessoal em comparação com como institucionalizadas Relações Professor-Aluno, fragmentadas e autoritárias das Série E disciplinas Escolares no Atual Sistema.
Esse Modelo that relativiza a hegemonia do Sistema formais de Educação e busca alternatives Consistentes de Formação humana (e NÃO APENAS cognitiva-intelectual), insere Que na vida e na cultura (e NÃO APENAS na academia e no Mercado de Trabalho), E UMA Realidade emergente, Esta borbulhando, e Será, desenhado Pelas PESSOAS ousadas that enxergarem e tomarem como Primeiras Iniciativas. A hora de e ágora.

Se a ideia interessou, O Nosso autor vai Participar da  HUB-ESCOLA de Outono , com a oficina "Fim das escolas: empreendedorismo e desescolarização".
Dia 19 de abril, quinta-feira, como 14h00.






publicado em 17 de Abril de 2012, 21:07

André Camargo é Mestre em Psicologia e Professor Universitário. Tem dois filhos, cinco aquários e um livro publicado. É fundador do Jabuticaba - espaço de crianças na Casa Jaya - e co-fundador da Academia de Escrita (.com).

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