"Já choramos muito, muitos se perderam no caminho. Mesmo assim, não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer sol de primavera... Quando entrar setembro..." (Beto Guedes)

domingo, 26 de outubro de 2014

Pensamento para uma manhã de eleição



Cláudio Oliver



Na verdade não existe disputa.... o que poderia ser feito?
Duas tradições podem ajudar a entender o que aconteceu nestes últimos meses, e quem sabe apontar para possíveis ações nessa manhã, antes que as urnas se abram e mostrem o que vem dessa caixa de Pandora. E antes que sejamos inundados de postagens e textos que falarão muito e que correrão o risco de continuar errando o alvo.



Na tradição grega, o mito platônico de Prometeu e Epimeteu e a origem do mundo nos ajudam a entender a cosmovisão grega quanto a origem e destino do mundo. NA minha tradição, duas humanidades surgem dos filhos de dois irmãos: Caim e Sete, e seus filhos Enoque (Enoch) e Enos (Enosh). 



No mito grego Prometeu ( o que pensa antes) tenta dar destino ao homo faber (como diz Illich) apresentando a EXPECTATIVA do DESEJADO por meio do PLANEJADO. Epimeteu (o que pensa depois) age em confiança, reagindo ao presente, na ESPERANÇA de que as coisas se arranjem diante da constatação de que não se pode CONTROLAR para o desejado. Somente contar com o fato de que as pessoas são mais importantes que os produtos.



Na tradição que abraço, Enoque (que significa dedicar, iniciar, e que serviu de nome dado à primeira cidade como forma de dar um inicio organizado ao que parecia a Caim desorganizado - a criação) simboliza uma humanidade super otimista, administradora, em controle e que se propõe a dar um jeito em tudo projetando a EXPECTATIVA do DESEJADO por meio do PLANEJADO e CONTROLADO. Enos (Enosh- que significa homem mortal e que semânticamente simboliza a humanidade que se reconhece dependente da graça) vai dar origem a uma humanidade que sabe que sua vida depende de graça, que está sob risco, que o que existe é o inesperado, o incerto e que somente pode depositar ESPERANÇA nas mãos de seu criador. A EXPECTATIVA, tem como principal fruto a frustração, a ESPERANÇA gera a espera e enquanto se espera, se demonstra no possível como ANTECIPAÇÃO da alegria que virá e dos resultados que mostram como poderia alternativamente ser.



Nessa eleição não houve disputa, ou dois polos, ou dois grupos de pessoas, mas somente um. O que vimos foi um país dividido, entre duas formas de Homens prometaicos, ou de humanidades Enoquianas: duas promessas da mesma coisa, uma falsa possibilidade de diálogo ou síntese pois se trata somente de duas formas da mesma coisa: a CRIAÇÃO DE EXPECTATIVAS EM PESSOAS QUE CREEM EM UMA FORMA OU OUTRA DE PLANEJAR E CONTROLAR E REALIZAR O DESEJADO. Desta eleição não sairá ESPERANÇA, mas dela teremos, independente de quem ganhe, a mais ampla e profunda FRUSTRAÇÃO.



Cinqüenta por cento das pessoas sairão hoje imensa e imediatamente frustradas por sua derrota, as outras 50% serão frustradas no médio e no longo prazo. E isso se deve ao fato de que não existe disputa, somente um caminho, com a mesma direção, fortemente baseados no desejo de MAIS desenvolvimento, MAIS progresso, MAIS consumo, MAIS, MAIS, MAIS.



Por causa dessa falsa disputa, amigos se desencontraram, pessoas polarizaram, ódios foram instilados.



Como diz meu amigo Sam, citando Santos, A gente vive assim um mundo que vive em espera, mas sem esperança.



Então, pela esperança e pela alegria que pode surgir, queria aqui deixar minha humilde sugestão epimetaica de um impulso pequeno e que pode ser um pequeno passo que poderia ser realizado massivamente para abrir um buraquinho no solo empedernido do coração frustrado, para ser feito antes que o resultado das urnas se revele:



- Se você ofendeu alguém: peça perdão antes das seis da tarde. Se você ficou com raiva de alguém que você admirava, lembre de tudo naquela pessoa que te atraia, conte isso tudo pra você de novo, e depois diga ou escreva isso para essa pessoa. Se você foi ofendido por alguém, perdoe e restaure a amizade ANTES QUE AS URNAS SE ABRAM.



Dê um passo na direção do outro, e creia-me, abra-se para a possibilidade de agir sem planejar, mas com a certeza de que seu coração possui bem mais do que a ansiedade de uma caixa de pandora, nele vive o solo onde pode nascer a esperança, a criatividade e o amor. 

Bom dia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...