"Já choramos muito, muitos se perderam no caminho. Mesmo assim, não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer sol de primavera... Quando entrar setembro..." (Beto Guedes)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sobre as manifestaçoes

Para refletir...


Sinceramente? To cansado de tanta manifestação.


A melhor manifestação é fazer algo, gastar a energia plantando, andando de bike, dizendo "NÃO, OBRIGADO" ao sistema de transporte, ao sistema de educação, ao sistema de coleta de lixo, ao sistema de abastecimento, ao crédito fácil. O que vejo, infelizmente, em todos estes manifestantes, não é outra coisa a não ser pedir mais sistema, mais intervenção, mais processo. E no fim, julho do ano que vem, todo mundo assistindo a copa. 

Ninguém tem coragem de pedir menos... e morre de medo de não ter quem lhe cuide, quem lhe transporte, quem lhe dê comida, quem lhe dê educação, pois desaprendeu a dar conta de si mesmo.

Sou a favor de que todos se manifestem, e adoraria ver todos dando as costas ao que o estado oferece e reassumindo nossa humanidade e capacidade plena de Homo sapiens, sabido de fazer casa, educar filho, fazer comida, plantar, cuidar e vizinhar.... mas infelizmente... depois da manifestacão, para todo mundo no fast food, compra cerveja no supermercado e pega o busão para ir para casa. E se chegar lá e a casa tiver sido assaltada, pega a mesma polícia e chama. to cansado.... manifestar de verdade é deixar de esperar pelo estado e lembrar que somos capazes de dar conta das nossas vidas, sem intermediários, sem serviços e sem representação. boa noite.


* * * * * * * 


Pensamento da manhã: Com toda essa manifestação por ai, sinto cansaço. E esse tem como fundo um pequeno detalhe que passa desapercebido no geral. A meninada se lança num impulso e vai para a rua, e vai em busca de algo melhor que ir para a balada, para encher a cara ou se vulgarizar vestida de toalha ou de Bronco (nota: aqueles vestidinhos que puxa em cima sai em baixo, e o bonezinho de lado do personagem de ROnald Golias). O impulso é de saudade e desejo. Saudade e desejo do outro, de união, de cooperação e de bem-comum. Não tenho dúvidas.
MAs ai.... todo mundo acaba mordendo a isca que nos desune e nos afasta. O nome da isca é DIREITOS. Relações mediadas por direitos terminam sempre em desunir, contratar e regular, por mais que no começo o desejo fosse comum. A essência do direito é o indivíduo e este em disputa com o outro. A união e cooperação que se buscam, o outro que me completa, a comunidade que desejo se funda em outro patamar: o da OBRIGAÇÃO. Para não complicar, pois o espaço de leitura aqui é sempre curto e etéreo, um exemplo simples: eu me coloco na obrigação de amar, respeitar, de ser leal, de falar a verdade, de tratar com carinho e servir a minha esposa, e por isso a gente se une. Se ela se coloca na mesma posição, a gente se une. Se um dos dois quiser destruir a relação basta cobrar do outro as mesmas coisas, como se fossem direitos. É só exemplo, e bem primário, para ilustrar a dinâmica. Comunidade, que é o que se busca, vem do latim Comunis. Co: Juntos e Munis, a palavra de onde vem outras como "imunidade", por exemplo. 
Ser um "imunis" no Império romano era não estar sujeito ao serviço militar obrigatório, "munis" significa "estar sujeito a". Assim, co-munis : juntos sujeitos ao mesmo grupo de obrigações, sujeitar-se de forma comum. A SOCIEDADE, oposta à comunidade, é a organização contratada de indivíduos com direitos frequentemente opostos e regulados. A gente tem saudade de comunidade? Pois bem: esta é fruto de se colocar como pessoas desejosas de sujeitar-se a um grupo de obrigações em comum de tal forma que surja o bem-comum. Não..... não dá para ter comunidade com 40.000, 100.000, um milhão.... 
Fazer o quê?.....isso ultrapassa a escala humana.... e dai, quando cresce em escala, chama ao controle, à regulação e à polícia. Infelizmente, somos só o que somos: seres frágeis, pequenos e limitados, feitos para a comunidade e limitados a ela. Mas movidos por esse desejo de eternidade, de grandiosidade e de totalidade que nos coloca nas armadilhas que nos acabam confinando, como a frangos ou suínos em uma granja, felizes pelo direito garantido de sermos alimentados, mantidos aquecidos, longe dos predadores, vacinados, sem muito movimento e felizes aguardando a hora do abatedouro... longe do bando, do predador e da perigosa liberdade da natureza. Esperando a hora de virar nugget e linguicinha. Eu não quero um calabouço melhor, prefiro o perigo da floresta. Bom dia, o problema tá na escala... sempre na escala.


* * * * * * 

Feio, desnecessário, manipulado, articulado e perigoso. Isso não é casual, nem espontâneo. É fruto da infantilização consumidora e não é rebeldia.... é a birra destruidora da infância permissiva estendida, manipulada por quem odeia a conversa, o debate, a argumentação e o contraditório. Basta perguntar: quem ganha.. quem perde... os próximos governos de direita que ganharão (sim... eles sempre catalisam e ganham dessa forma), mostrarão sua incompetência, hoje expressa em seus pequenos espaços de mando (empresas familiares, clubes, condomínios e agremiações diversinistas), com toda sua pujança. facismo cansa.

Sobre a materia: http://www.gazetadopovo.com.br


Outra opinião



ELIANE CANTANHÊDE

Exaustão
BRASÍLIA - Condenados pelo Supremo têm mandato de deputado e, não bastasse, viram membros da Comissão de Constituição e Justiça.

Um pastor de viés racista e homofóbico assume nada mais, nada menos que a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Um político que saíra da presidência do Senado pela porta dos fundos volta pela da frente e se instala solenemente na mesma cadeira da qual havia sido destronado.

O arauto da moralidade no Senado nada mais era do que abridor de portas de um bicheiro famoso. E o Ministério Público, terror dos corruptos, é ameaçado pelo Congresso de perder o papel de investigação.

A chefe de gabinete da Presidência em SP usa o cargo e as ligações a seu bel-prazer, enquanto a ex-braço direito da Casa Civil, afastada por suspeita de tráfico de influência, monta uma casa bacana para fazer, possivelmente... tráfico de influência.

Um popular ex-presidente da República viaja em jatos de gran- des empreiteiras, intermediando negócios com ditaduras san- grentas e corruptas.

Um ex-ministro demitido não apenas em um, mas em dois governos, tem voz em reuniões estratégicas do ex e da atual presidente, que "aceitaram seu pedido de demissão".

Ministros que foram "faxinados" agora nomeiam novos ministros e até o vice de um governador tucano vira ministro da presidente petista.

Na principal capital do país, incendeiam-se dentistas, mata-se à toa. Na cidade maravilhosa, os estupros são uma rotina macabra.

Enquanto isso, os juros voltam a subir, impostos, tarifas e preços de alimentos estão de amargar. E os serviços continuam péssimos.

É por essas e outras que a irritação popular explode sem líderes, partidos, organicidade. Graças à internet e à exaustão pelo que está aí.

A primeira batalha foi ganha com o recuo dos governos do PT, do PSDB e do PMDB no preço das passagens. Mas, claro, a guerra continua.



* * * * * 




Tenho aversão de quem sempre conjuga verbos sobre "o povo" na terceira pessoa. Gente que se acha superior intelectualmente, culturalmente ou economicamente pra não fazer parte dele (o povo). Alguma coisa me diz que quem ainda não percebeu vai descobrir, em breve, que, afinal, estamos todos no "mesmo balaio"


* * * *


Vamos tentar esclarecer as dúvidas em relação a várias questões que se tornaram pautas coletivas.
1) PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO VETA EMENDA CONSTITUCIONAL, não é seu papel. Sendo assim, não é para a Dilma que se têm que pedir a não aprovação da PEC 37 ( PEC significa Proposta de Emenda Constitucional), mas, sim, ao Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal).
2) PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO TEM O PODER DE DETERMINAR A PRISÃO DE NINGUÉM. Por esse motivo, caso a gente queira ver os "mensaleiros" na cadeia, tem que pedir isso ao idolatrado (risos) Ministro Joaquim Barbosa, pois é o Poder Judiciário (no caso dos mensaleiros, o STF) que tem competência para fazê-lo.
3) NÃO É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE ELEGE O PRESIDENTE DO SENADO. É o próprio Senado que escolhe o seu presidente. Assim, a Dilma não pode chegar lá no Senado e gritar: "Fora, Renan Calheiros".
4) TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL É DA COMPETÊNCIA DOS MUNICÍPIOS. Então, a pessoa mais indicada para resolver esse problema, a princípio, é o Prefeito de cada cidade, e não a Dilma.
5) TAMBÉM NÃO É ATRIBUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA INSTAURAR CPI. Quem instaura CPI é o Poder Legislativo (no âmbito Federal, a Câmara dos Deputados e/ou o Senado Federal).
6) O projeto de CURA GAY é de autoria de um deputado do PSDB . O Governo Dilma já se posicionou contra o projeto da Cura Gay, por meio da SDH. Cabe agora ao Presidente Nacional do PSDB e os afiliados do PSDB retirarem o Projeto de Cura Gay, pois o mandato é do Partido e não do Deputado do PSDB.
É hora de colocar cada exigência endereçada para as pessoas corretas!

Rodrigo Santos Santana Isso é o que a Lei diz amigo, mas em meus longos anos de experiência dentro do serviço público e participando ativamente de movimento grevistas uma coisa é fato, os poderes não são independentes e quando eles querem se comunicam e a coisa acontece.




E agora, depois do futebol, o Faustão entrou no ar com um discurso datenista, elogiando os jovens que estão na rua, falando que não precisam de foco, que estão mostrando o quanto o país está ruim, e que governantes estão com medo porque os jovens acordaram, não são mais passivos, mas são pacíficos: só não pode vandalismo, tem de mostrar a cara pra policial saber que é "cidadão de bem". E ainda mandou recado, lançando a campanha 2014: não tem essa de copa garantir reeleição, não, porque o povo acordou.

Isso está bem de acordo com o que vi nos portais hoje. Fazendo a vistoria de como a mídia repercutiu as manifestações de ontem, notei que a maioria dos portais só publicou fotos amplas da multidão, ou cartazes genéricos (contra corrupção, mais saúde e por aí vai), apagando as reivindicações e pautas específicas e focadas.

Só tive mais certeza de que fiz bem em ter ido pra concentração, sentido o clima e ter saído da manifestação. Eu não volto pra esse tipo de manifestação sem pauta que está mais pra micareta do que pra discussão séria. Ou vocês acham que uma passeata que só sabe falar "Vem pra rua", "Sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor", "Sem violência" (enquanto grita "sem partido" e ataca quem está com bandeira de movimentos sociais e partidos) e repete slogans fascistas e ditatoriais (tipo "o gigante acordou" e ""meu partido é o Brasil") é uma manifestação séria?

Vou continuar minha militância de esquerda, feminista, LGBT, por Estado laico beeeem longe disso aí, participando somente em manifestações específicas e bem planejadas e pautadas. Não contem comigo pra acordar o fascismo com apoio da mídia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...